Calgary, Estocolmo e Milão/Cortina d’Ampezzo disputam Jogos de Inverno de 2026

0
253
Presidente do COI, Thomas Bach, em Buenos Aires 4/10/2018 REUTERS/Marcos Brindicci

As cidades de Calgary (Canadá), Milão/Cortina d’Ampezzo (Itália) e Estocolmo (Suécia) foram selecionadas como candidatas para organizar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, informou na quinta-feira o Comitê Olímpico Internacional (COI) em Buenos Aires.

O anúncio foi feito pelo presidente do COI, Thomas Bach, no encerramento das reuniões da Comissão Executiva antes dos Jogos da Juventude, que serão realizados na capital argentina. O alemão teve a companhia do porta-voz da entidade, Mark Adams, e do vice-presidente Juan Antonio Samaranch Junior, que detalhou os motivos pelos quais essas três candidaturas foram aceitas e a da cidade turca de Erzurum ficou de fora.

“Calgary apresenta um conceito extraordinário. Muito sólido. Pelo menos 80% das instalações já estão prontas. Outros aspectos técnicos como aeroportos, transporte e outros estão 100% construídos”, disse Samaranch, que chamou o projeto de Milão e Cortina d’Ampezzo de “maravilhoso”.

“Estocolmo têm experiência e infraestrutura. O orçamento é muito bom. Diria que funciona. Funciona para o território e para a cidade”, completou o espanhol.