Brasil não lidera nenhum fator de competitividade contra os países da Ásia

0
6

O Brasil não é o mais bem colocado em nenhum dos nove fatores determinantes avaliados contra os países emergentes da Ásia. O relatório Competitividade Brasil 2019-2020, da Confederação Nacional da Industria (CNI), traz China (4º) e Tailândia (6º) entre as economias mais competitivas entre 18 países. Já Indonésia (13º), Índia (14º) e Brasil (17º) figuram nas últimas posições do ranking. 

Mesmo considerando Indonésia e Índia, duas nações que também estão entre os últimos colocados no ranking do estudo, o desempenho brasileiro é o pior em mais da metade dos fatores analisados: Financiamento, Tributação, Ambiente macroeconômico, Estrutura produtiva, escala e concorrência e Ambiente de negócios.

No fator Educação, o Brasil fica em segundo lugar entre os quatro países para os quais há dados, ficando atrás apenas da Tailândia. Esse fator desconsidera a China por não possuir dados em todas as dimensões avaliadas.

Veja a situação do Brasil e das economias emergentes da Ásia selecionadas em cada um dos nove fatores: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/economia/brasil-nao-lidera-nenhum-fator-de-competitividade-contra-os-paises-emergentes-da-asia/