Brasil inaugura 1º supermercado da América do Sul com refrigeração de gás natural

0
24
Imagem da Internet

Empresários, técnicos e moradores de Curitiba (PR) se reuniram para inaugurar o primeiro supermercado da América do Sul que usa o gás natural propano em sistemas de refrigeração e congelamento de produtos. A substância é uma alternativa sustentável a químicos sintéticos que destruíam a Camada de Ozônio. Tecnologia usada no novo centro de vendas é fruto de parceria entre agência da ONU e o governo e setor privado brasileiros.

O supermercado, da rede Condor, foi o primeiro da rede a adotar diversas medidas para reduzir não só a emissão de gases de efeito estufa, os HCFCs, mas também o desperdício de água e energia. No campo da refrigeração, o propano (R-290) e o CO2 foram as alternativas escolhidas. Nos sistemas de resfriados, foi utilizado o propano e, nos sistemas de congelados, foi utilizado o CO2 combinado com o propano. Este supermercado também conta com luz natural e lâmpadas de LED, usina solar com 1.443 painéis e sistema de captação de água da chuva.

O evento contou com a presença de representantes da Organização das Nações Unidas para Desenvolvimento Industrial (UNIDO), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Agência Alemã de Cooperação (GIZ), da Eletrofrio Refrigeração e de outros parceiros do projeto.