Brasil e Suécia avançam na cooperação nos setores aeronáutico e de inovação tecnológica

0
214

Foram realizadas na quarta-feira (21) reuniões bilaterais entre Brasil e Suécia que permitiram avançar na cooperação econômica entre os dois países: a reunião do Grupo de Alto Nível Brasil-Suécia em Aeronáutica (GAN) e do Grupo de Trabalho em Alta Tecnologia Industrial Inovadora (GTATI). Os encontros foram presididos pela secretária-executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Dumaresq, e pelo vice-ministro de Indústria e Inovação sueco, Niklas Johansson. O encontro contou também com a participação de autoridades de ambos os governos, bem como de representantes do setor privado dos dois países.

Na reunião, o GAN realizou o acompanhamento e atualização do Plano Estratégico de Cooperação no setor aeronáutico (2018-2020). Trata-se de plano de longo prazo que envolve uma hélice tripla de cooperação composta de governo, academia e indústria.

Como exemplo dos efeitos práticos da implementação do Plano, está o desenvolvimento conjunto de robôs de automação industrial para aplicação de selante nas estruturas de fuselagem de aeronaves.

Na parceria, o intercâmbio de pesquisadores e técnicos tem papel fundamental. Merece destaque o intercâmbio de professores suecos no âmbito de cátedra no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Além disto, destacam-se os 11 projetos conjuntos já em desenvolvimento e que envolvem cerca de 11 empresas e 15 institutos de pesquisa.