Brasil é sede do 2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos

0
141
imagem da internet

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizam, hoje (27) o 2º Encontro BIM de Governos Latino-americanos: BIM na construção pública, dirigido a governos da América Latina interessados em implementar as metodologias e tecnologias BIM em seus projetos. O ministro Marcos Jorge (MDIC) participará da abertura do evento, que contará com a presença do especialista Bilal Succar, referência internacional no estudo e aplicação do BIM. O encontro conta ainda com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O objetivo é discutir o funcionamento e a governança de uma rede BIM na América Latina.

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modelling (BIM) consiste em um conjunto de processos e tecnologias dedicados a aprimorar as práticas do setor, beneficiando tanto os contratantes quanto a cadeia de produção.

A adoção do BIM possibilita otimizar o orçamento e o alinhamento entre áreas como fundação, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, assim como a definição e

aquisição de materiais. Dessa forma, o BIM reduz erros e riscos, induz o cumprimento de prazos e oferece maior confiabilidade aos projetos, com controle preciso das obras, maior produtividade e economia de recursos.