Brasil e Paraguai reabre fronteiras para circulação de pessoas

0
17

O Brasil reabriu suas fronteiras terrestres com o vizinho Paraguai. A medida deve impulsionar o comércio e a movimentação de turistas na região fronteiriça, principalmente na Ponte da Amizade – principal ligação entre os dois países. O anúncio foi feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Estão reabertas as fronteiras entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu (PR) com a paraguaia Ciudadedel Este; Ponta Porã (MS) com Pedro Juan Caballero; e Mundo Novo (MS) com Saltos delGuaira. Desde o início da pandemia por Covid-19, as fronteiras entre os dois países estavam fechadas para combater o avanço da doença.

Ao iniciar a retomada gradual das fronteiras, o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, assumiram o compromisso de empregar os protocolos sanitários necessários para proteção dos cidadãos dos dois países contra a Covid-19. Em comunicado conjunto, os países destacaram a necessidade da recuperação econômica das regiões fronteiriças a partir da reativação do comércio, especialmente, para a preservação de postos de trabalho. Nesta primeira etapa, a liberação ocorre das 5h até às 14h.