Brasil e Estados Unidos fecham acordo para combater poluição no mar

0
11

Nesta semana, técnicos e gestores do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência de Proteção Ambiental Norte-Americana (EPA) participaram de reunião técnica para discutir ações e tecnologias adotadas pelos dois países para a prevenção e o combate ao lixo no mar. O encontro faz parte da cooperação estabelecida entre o Brasil e o Estados Unidos no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado em 30 de janeiro de 2020, entre o MMA e a EPA. O principal objetivo é efetivar a implementação de programas voltados à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável, incluindo soluções e melhores práticas para o combate ao lixo no mar.

O seminário online permite às equipes técnicas o compartilhamento de conhecimento e o apoio mútuo para o alcance de resultados concretos nos dois países que possuem extensa zona costeira. Na ocasião foram apresentados os esforços e os principais resultados alcançados pelo Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM), divulgados essa semana no site do MMA.

Com foco na melhoria da qualidade de vida nas cidades, o Plano, lançado em março de 2019, é prioritário para o ministério e compõe a Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana, sob coordenação da Secretaria de Qualidade Ambiental. Para trazer maior dinamismo nas ações, o Plano de Ação atualizado (disponível em https://www.mma.gov.br/agenda-ambiental-urbana/lixo-no-mar.html, seção Plano de Ação).