Brasil divulga as primeiras 10 ‘Fábricas do Futuro’ do país

0
90

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) publicaram nesta quarta-feira o resultado final do Edital de Chamamento público nº 1/2018 para as chamadas “Fábricas do Futuro” (testbeds, no termo em inglês). Os 10 projetos de fábricas inovadoras habilitados serão financiados com até R$ 300 mil cada um pelo governo brasileiro.

Essas fábricas funcionam da seguinte maneira: centros de tecnologia de universidades ou empresas desenvolvem projetos de soluções inovadoras para resolver problemas reais. Em seguida, produzem protótipos e realizam testes. Quando a iniciativa está testada e ajustada ao processo produtivo já existente, ela é implantada nas fábricas das

empresas que contribuíram com o projeto, acelerando e barateando o processo de inovação.

Das 10 iniciativas que serão as vitrines da indústria 4.0 nos próximos anos, cinco são de São Paulo, duas de Minas Gerais, duas do Paraná e uma do Rio Grande do Sul. Em 2019, outras 10 “fábricas do futuro” serão selecionadas para receberem financiamento do governo federal.

As propostas escolhidas terão um apoio financeiro da ABDI no valor máximo de R$ 300 mil por projeto.

As 10 selecionadas:

1 – Parque Tecnológico São José dos Campos

2 – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI USP

3 – Universidade Federal de Uberlândia

4 – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTRPF

5 – METALSA

6 – Universidade do ABF – UFABC

7 – SENAI MG

8 – Embraer

9 – Assintecal

10 – Justino de Morais, Irmãos S/A – JUMIL