Brasil ainda se depara com o triste quadro da mortalidade materna

0
86
foto da internet

A mortalidade materna ainda é uma triste realidade no Brasil. Entre 1990 e 2015, o índice de mortalidade materna caiu 56%, passando de 143 óbitos para 62 a cada 100 mil nascidos vivos. A má notícia, porém, é que em 2016 a taxa subiu para 64.4 mortes maternas para cada 100 mil  nascidos vivos. Segundo o médico e ginecologista Alexandre Faisal, o Brasil não vai conseguir atingir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela ONU, o de reduzir em 75% o número de mortes maternas, o que significaria chegar em 2015 com algo em torno de 35 mortes maternas para cada 100 mil nascidos vivos.

Os números tornam-se ainda mais preocupantes quando comparados aos de outros países, inclusive latino-americanos, para não mencionar os dados registrados em países mais desenvolvidos.

 

Evento na USP discute transtornos cerebrais típicos do envelhecimento

 

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP recebe o II Simpósio Inter-relações entre fragilidade e neurodegeneração, e estratégias de intervenção não-farmacológicas no dia 21 de setembro, das 8h às 13h.

O simpósio tem como objetivo discutir a relação entre a fragilidade e transtornos cerebrais típicos do envelhecimento, estabelecendo a importância de estratégias não farmacológicas de controle. A programação do evento

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de um email com nome, formação profissional, RG e razões para a realização da inscrição para smlribeiro.sr@gmail.com.

Progesp realiza curso de Gestão de Documentos

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD), realiza, no período de 22 a 26 de outubro, de 08h às 12h, na Sala de treinamento da Progesp, o curso de Noções Básicas de Gestão de Documentos.

Será ministrado pelo facilitador Tae Marcos Araújo. O curso visa capacitar os servidores técnicos-administrativos a trabalhar de forma prática com a gestão e também estudo das funções básicas, princípios e técnicas específicas para arquivar, conservar, organizar e guardar documentos. A certificação do Curso de Noções Básicas de Gestão de Documentos poderá ser utilizada para a progressão por capacitação.

Para participar, é necessário que o servidor realize sua inscrição através do link: http://bit.ly/Curso-GDocumentosManaus  até 15 outubro, às 17h.

Após o preenchimento do formulário eletrônico enviado, o servidor deverá acessar seu e-mail, imprimir o documento recebido, assinar e coletar a assinatura da chefia imediata e encaminhar o processo físico, via protocolo, à CTD/Progesp para efetivar a inscrição.