Boris Johnson anuncia maior investimento militar no Reino Unido desde Guerra Fria

0
15

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou o maior investimento militar feito no Reino Unido desde o fim da Guerra Fria, em um plano que incluirá um comando espacial, uma agência de inteligência artificial e uma força cibernética.

Estimada em 16,5 bilhões de libras (R$ 115,9 bilhões), a proposta para os próximos quatro anos foi apresentada por Boris ao Parlamento por meio de videoconferência, uma vez que o premiê cumpre quarentena após ter entrado em contato com um deputado que recebeu o diagnóstico de Covid-19.

“Decidi que a era dos cortes [na área] de Defesa deve terminar -e terminar agora”, disse o primeiro-ministro, pedindo o fim do “retrocesso” para fortalecer a influência britânica no mundo. “Tomei essa decisão em meio à pandemia (…) porque a defesa do reino (…) deve ser a prioridade.”

O aumento levará o orçamento militar a 190 bilhões de libras (R$ 1,33 trilhão) nos próximos quatro anos -a verba anual de defesa atualmente é de pouco menos de 42 bilhões de libras-, reforçando a posição do Reino Unido como o país europeu que mais gasta em Defesa (2,2% do Produto Interno Bruto), e o segundo na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), atrás dos EUA.