Bioeconomia é a chave para impedir crise climática e a destruição da natureza

0
62

A bioeconomia é uma das soluções para travar a crise climática e a destruição da natureza. Nos últimos anos, a União Europeia investiu quase 4 mil milhões de euros em investigação para desenvolver uma economia sustentável. O sector da

Esse bio-sistema emprega 18 milhões de pessoas e gera um volume de negócios de 2,4 biliões de euros. Setores como a agricultura, a floresta, a pesca, a produção alimentar e de energia começaram a desenvolver novos produtos com elevado potencial.

Técnica para produzir pasta de celulose sem combustíveis fósseis. A fábrica finlandesa Metsa Fibre produz anualmente um milhão e trezentas mil toneladas de pasta de celulose, sem usar combustíveis fósseis. A fábrica é totalmente autosuficiente do ponto de vista energético.

“Produzimos mais do dobro da energia do que a que utilizamos. Temos lodo residual a partir do qual fabricamos biogás. As cascas servem para fazer combustível e também são vendidas para serem usadas como fonte de energia noutras empresas”, explicou Camilla Wikstrom, vice-presidente da empresa finlandesa.

O objetivo da fábrica finlandesa é produzir produtos sustentáveis usando menos água e menos energia. Um dos projetos da empresa é usar a pasta no fabrico de roupa.