Bebê em Vanuatu recebe primeira vacina do mundo entregue por drones

0
157

O bebê de 1 mês Joy Nowai se tornou a primeira criança do mundo a receber uma vacina entregue por um drone em uma ilha remota no país de Vanuatu, no Pacífico Sul, informou ontem (18) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na terça-feira.

O trajeto para a entrega da vacina foi de quase 40 km de terreno acidentado montanhoso da Baía de Dillon, no lado oeste da ilha, até o patamar leste na remota Baía Cook, onde 13 crianças e cinco mulheres grávidas foram vacinadas por uma enfermeira nessa terça-feira. A Cook’s Bay, uma comunidade pequena e dispersa que não tem centro de saúde ou eletricidade, só é acessível a pé ou por pequenos barcos locais.

“O pequeno voo de hoje por drones é um grande salto para a saúde global”, disse a diretora executiva do Unicef, Henrietta Fore, em um comunicado à imprensa. “Com o mundo ainda lutando para imunizar as crianças em locais mais difíceis de alcançar, as tecnologias de drones podem ser um divisor de águas para alcançar todas as crianças.” As vacinas são difíceis de transportar, pois necessitam de temperaturas específicas. Locais de clima quente como Vanuatu, formado por mais de 80 ilhas remotas e montanhosas que se estendem por 1.300 km e estradas limitadas, têm dificuldade para o recebimento de vacinas. Como resultado, quase 20% das crianças do país perdem suas vacinas essenciais na infância, segundo o Unicef.