‘Barata marinha’ gigante é descoberta nas águas da Indonésia

0
88

A nova espécie descrita de animais marinhos que parecem baratas, conhecidos como isópodes gigantes Darth Vader, podem ficar do tamanho de um cachorro.

Os crustáceos chamados da ordem Isopoda tem cerca de dez mil espécies conhecidas pelo mundo. Podem se minúsculos ou chegar a 50cm de comprimento. Dos isópodes marinhos, o do gênero Bathynomus são os maiores. O mais recentemente descoberto foi encontrado no Oceano Índico em 2018 e está entre as maiores espécies de Bathynomus já vistas em ambiente natural.

Nomeado de Bathynomus raksasa, o maior exemplar encontrado tem cerca de 30,3 cm de comprimento. Foi a primeira espécie de isópode gigante descoberta perto da Indonésia e a mais recente descrita em mais de dez anos.

Não importa o tamanho, os isópodes tem muitos aspectos similares: quatro mandíbulas, olhos compostos, dois conjuntos de antenas e um corpo com sete seções, cada seção com duas pernas, de acordo com a NOAA.

Das 16 espécies de Bathynomus já descritas, sete são “supergigantes” — com cerca de 15 cm de comprimento na idade juvenil e chegando a 30 cm ou mais na idade adulta, de acordo com a pesquisa, publicada 8 de julho na revista ZooKeys .

Os cientistas coletaram dois exemplares, um macho e uma fêmea, nas águas ao sul de Java, entre 950 e 1.260 metros de profundidade. O formato diferenciado do exoesqueleto da cabeça do B. rakasa e os segmentos abdominais e um grande número de espinhas abdominais levam a conclusão de que é uma nova espécie, de acordo com os pesquisadores.