Aviso aos navegantes: conheça 5 faróis pelo mundo

0
6

Verdadeiros símbolos da navegação, há séculos os faróis representam orientação e segurança para quem trabalha em alto-mar. Embora muitos não estejam em atividade hoje, sua imagem quase sempre se destaca na costa e compõe um cenário poético, ideal para fotógrafos e viajantes que apreciam a solitude. Veja alguns deles ao redor do mundo.

No Brasil

Farol da Barra (Salvador, BA)

 Farol da Barra, em Salvador

O nome completo desse símbolo de Salvador é Forte de Santo Antônio da Barra – erguido em 1698, é uma das mais antigas construções do tipo no Brasil. Aberto à visitação, o interior abriga o Museu Náutico da Bahia, com louças, talheres e objetos pessoais dos mais de 400 náufragos do galeão português Sacramento, que afundou em 1668. Para subir a torre de 22 metros há uma escada de 81 degraus. 

Farol de Santa Marta (Laguna, SC)

 Farol de Santa Marta, em Santa Catarina

Um dos cartões-postais de Laguna, o Farol de Santa Marta foi inaugurado em 1891, época em que a cidade natal de Anita Garibaldi ainda era uma vila de pescadores. Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, a construção tem 29 metros de altura e 142 degraus em espiral. O atual sistema elétrico que acende a lâmpada e gira a redoma de cristal, de 1941, pode ser visto a 85 quilômetros. O farol está a 20 quilômetros de Laguna, com acesso pela rodovia SC-100.

No exterior

Torre de Hércules (Espanha)

 Torre de Hércules, na região da Galícia

Patrimônio da Humanidade, trata-se do farol mais antigo em funcionamento do mundo, construído pelos romanos entre os séculos 1 e 2  – o revestimento atual é do fim do século 18. Ao longo dos anos, a construção deixou de funcionar como farol e foi usada como fortaleza, posto de vigilância e até pedreira. A torre de 55 metros de altura fica em Corunha, na região da Galícia, e o interior pode ser visitado. 

Kiz Kulesi (Turquia)

 A torre Kiz Kulesi, em Istambul

Conhecido como Torre da Donzela ou Torre de Leandro, o antigo farol a 200 metros da costa é um ponto turístico bastante visitado de Üsküdar, um distrito de Istambul. A torre é considerada uma das mais bonitas do mundo e estima-se que tenha sido construída no século 4 a.C. Hoje não funciona mais como farol, mas abriga um museu com café, restaurante e espaço de eventos.

Peggys Point (Canadá) 

 O farol Peggys Point, na província da Nova Escócia

O formato angulado e o topo pintado de vermelho vêm à mente de muitas pessoas quando se imagina um farol – e isso deve contribuir para fazer de Peggys Point, na província da Nova Escócia, um dos mais conhecidos do mundo. A torre original, de 1868, deu lugar à atual, erguida em 1915 com 15 metros de altura. A visitação costuma ser feita somente no verão, de junho a setembro.