Atletas amazonenses participam de seletiva nacional de luta olímpica

0
63

O Estado do Amazonas vai ter quatro representantes no Trials Nacional de Luta Olímpica, que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro, no Rio de Janeiro (RJ). A competição é classificatória para o pré Pan-Americano da modalidade. Os selecionados para competição são Tasso Alves (até 74 kg), Matheus Frota (até 74 kg), Rita Reis (até 50 kg) e Brenda Ariane (até 59kg). Os amazonenses treinam com o apoio do Governo do Amazonas, no Centro de Alto Rendimento da Região Norte (Ctara), dentro da Vila Olímpica de Manaus. “A luta olímpica está entre os nossos melhores desempenhos, e nós temos a obrigação de apoiar e incentivar esses atletas que todos os dias vem de longe treinar.”, disse o titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Caio André.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle) e treinador do Ctara, Waldeci Silva, essas seletivas e competições são muito importantes porque aproximam cada vez mais os atletas dos grandes eventos esportivos da modalidade. A luta olímpica é uma modalidade que, por fazer parte dos jogos olímpicos, é extremamente difícil e disputada por milhares de atletas. acredita no potencial dos atletas que irão disputar essa competição.

Quanto à Seleção Brasileira, as vagas são conquistadas. Os atletas precisam vencer o Campeonato Brasileiro, em maio, para então disputarem a convocação e terem chance de irem aos os jogos Pan-americanos de Lima, no Peru.