Astrônomo amador confirma existência de galáxia anã

0
219

Foi  confirmada por uma equipe internacional de astrônomos existência da galáxia anã Donatiello I, denominada assim em homenagem ao astrônomo amador italiano Giuseppe Donatiello, que a descobriu.

O Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), na Espanha, confirmou a possível confirmação a descoberta desta galáxia isolada, que está nas proximidades do Grupo Local, por meio do Grande Telescópio Canárias (GTC) e do Telescópio Nazionale Galileo (TNG).

Em declaração, Delgado mostra que é de grande interesse para a teoria da formação de galáxias realizar um inventário completo das galáxias anãs nas proximidades do Grupo Local (composto pela Via Láctea e Andrômeda).

A posição e distância de Donatiello I são consistentes com a hipótese de que é um satélite anão da galáxia elíptica próxima conhecida como “Fantasma de Mirach”, devido à sua proximidade com a estrela Mirach (a segunda mais brilhante de Andrômeda).

No entanto, Donatiello I também pode ser uma das galáxias anãs esferoidais mais isoladas reportadas até agora, situada por trás de Andrômeda, explica Delgado.