Asteroide é atingido por projétil da sonda japonesa

0
39
Imagem da Internet

A sonda japonesa Hayabusa-2 se aproximou do asteroide Ryugu, lançou com êxito um “pacote explosivo” no corpo celeste e saiu ilesa do impacto dessa explosão, conseguindo também capturar as imagens da cratera recém-formada.

Para efetuar a explosão a sonda usou uma bomba bastante pesada, de 15 quilos. Tal passo tinha como objetivo a coleta de amostras “puras” da matéria primária do Sistema Solar e o estudo dos mecanismos de formação de crateras em pequenos corpos celestes, relata a JAXA.

“A operação de lançamento do dispositivo explosivo foi realizada tal como foi planejada. Agora estamos recebendo imagens através de canais rápidos de redes espaciais de comunicação que irão provar definitivamente esse fato [formação da cratera]”, declarou o chefe da JAXA, Hitoshi Kuninaka.

“A telemetria confirma que a Hayabusa-2 largou com êxito o explosivo, lançou-o sobre a superfície do asteroide e efetuou uma série de manobras nos minutos posteriores. Atualmente estamos esperando a confirmação de que uma nova cratera se formou em Ryugu e que no futuro poderemos descer nela e coletar amostras de matéria”, explicou um dos pilotos da missão, Osamu Mori.