Árvores criam ecossistemas equilibrados através de linguagem secreta

0
71
foto da internet

As árvoresconseguem criar ecossistemas que amortecem o calor e o frio extremo, armazenam água e produzem ar úmido, a resposta para como conseguem fazer isso está em suas raízes, onde formam uma estrutura similar à de um formigueiro, pela  qual se comunicam sobre diversos perigos, como a falta de água e de nutrientes e até sobre a estada de um incêndio.

De acordo com o presidente da Fundação Mexicana da Árvore, Teobaldo Eguiluz, a sociedade das árvores é muito parecida a dos seres humanos, pois nela cada membro tem a sua importância para a comunidade, a própria função e vale a pena mantê-lo com vida pelo maior tempo possível. As árvores, por exemplo, se protegem e proporcionam nutrientes para as mais doentes.

“As árvores são como uma casa, elas inclusive se comunicam com seus filhos e com parentes através das raízes. Podem alimentar os filhos pelas raízes quando eles são muito pequenos e não alcançam a luz e, portanto, não podem fazer a fotossíntese sozinhos”, detalhou o geneticista florestal.

Nesta linha, o gerente da Comissão Nacional Florestal (Conafor), Gustavo López Mendoza, disse que toda esta comunicação é pelo fato de as raízes das árvores viverem em simbiose com fungos micorrízicos.

“A árvore utiliza a energia solar para gerar carboidratos e açúcares através da clorofila, que é uma substância que elas sintetizam, elas não a utilizam, produzem para seus simbiontes parceiros que vivem debaixo da terra, os fungos, já que eles não estão expostos à luz e não podem fazer a fotossíntese”, explicou Mendoza.  Segundo o gerente, “os fungos, através das raízes fornecem os minerais do solo que são indispensáveis para que a árvore forme madeira, ou seja, carbono”, caso tudo corra bem, as micorrizas, ectomicorrizas e ectendomicorrizas proporcionarão às árvores todos os elementos químicos que a planta precisa para crescer: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, boro e cobre.

Então, as árvores se comunicam, soltando fenóis terpenos, um composto químico liberado no ar e percebido através dos estomas das folhas. As árvores absorvem, reconhecem e detectam os sinais enviados, estes sinais são reações termodinâmicas e químicas que elas utilizam para se comunicar.