Aplicativo localiza polos da Universidade Aberta do Brasil

0
12

A pandemia forçou muitas pessoas a ficarem em casa e recorrerem a atividades virtuais. O contexto fortaleceu a educação a distância. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é especializada na modalidade. Para facilitar a vida de quem quer ingressar na instituição, a Fundação oferece o aplicativo SisUAB – Consulta Pública, por meio do qual estudantes e professores de graduação e pós-graduação podem procurar por polos e instituições.

O app foi criado com a finalidade de informar ao público externo onde estão as oportunidades pela UAB: cursos ofertados, instituições parceiras e contatos para saber sobre datas de processo seletivo. Logo na tela inicial, é possível selecionar a unidade da federação desejada e buscar o que tem disponível da Universidade Aberta do Brasil por perto. É possível também filtrar por região.

Segundo Joana Paula de Sousa, coordenadora de Articulação Acadêmica da CAPES, a ideia do app é dar mais autonomia ao usuário da UAB. Criada em 2006 por meio de decreto, a Universidade Aberta do Brasil tem como objetivo promover o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País. Catorze anos depois, o sistema tem 116 mil alunos e representações por todo o Brasil.