Animação sobre guerra em Angola ganha prêmio na Europa

0
38

“Mais um Dia de Vida”, filme animado que foi baseado no livro homônimo do jornalista com ascendência polonesa Ryszard Kapuscinski – com grande destaque por ser um dos maiores repórteres do século XX -, recebeu o galardão para o melhor filme de animação.

“Agradeço à Academia [de Cinema Europeu] e, claro, à nossa grande equipa internacional, com artistas da Polónia, Bélgica, Espanha, Hungria e Alemanha; 500 pessoas! Adoro-vos, vocês são os melhores!” disse Damian Nenow, realizador.

A mistura desenhos animados e filmagens reais estão presentes nessa coprodução europeia, fruto de um apoio proveniente do cineasta polaco Damian Nenow com o realizador de documentários espanhol Raúl de la Fuente.

“Ele veio ter connosco e disse: ‘vamos fazer um filme de animação, misturado com documentário’. Pensámos que era uma loucura, que não podia ser mais louco. Mas depois, quando se conhece a escrita de Kapuscinski, parece tão natural misturar ficção e poesia com factos e com a verdade indiscutível… E foi isso que fizemos, apesar de ser arriscado.” Falou Nenow.

 

Link do trailer do filme: https://youtu.be/q7ASutCFetE