Amazonino segue líder e tem vaga garantida no segundo turno, diz nova pesquisa

0
25

Em nova pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (31), pelo portal Direto ao Ponto em parceria com o Instituto de Pesquisa do Norte (IPEN), reafirma a ida de Amazonino Mendes para o segundo turno.

No primeiro cenário Mendes lidera com 28,8% das intenções de voto, seguido de David Almeida com 13% e Capitão Alberto Neto com 8,6%.
Em quarto lugar aparece José Ricardo com 5,9%, seguido de Alfredo Nascimento com 5%.

Nas últimas três eleições que Amazonino participou, uma para governador, uma tampão e outra para a prefeitura, Amazonino sempre teve uma votação em Manaus acima dos 20% no primeiro turno, o que demonstra que possui uma base de eleitores fiéis.

Em 2018 quando perdeu para Wilson Lima, teve no 1º turno 22% (232 mil votos) em Manaus. Na eleição tampão em 2017 obteve 38% (318 mil votos) em Manaus. E em 2008, na disputa pela prefeitura de Manaus, terminou o 1º turno com 48% (402 mil votos).

Já a disputa pela segunda vaga continua aberta. Há um ano David Almeida vem desidratando e caiu quase 10% nas intenções de voto. Em maio de 2019 uma pesquisa divulgada pelo IMarketing apontava David com 24,5%.

Outro que desidratou foi José Ricardo do PT, que caiu de dois para um digito nas pesquisas.

Tendência
Capitão Alberto Neto vem crescendo gradativamente e Alfredo Nascimento, caso se confirme o apoio do prefeito Arthur Virgílio, pode surpreender.

A briga vai ser boa e nos próximos 15 dias vamos ter um cenário mais claro, após as definições dos vices e alianças para garantir tempo de televisão, que será muito importante para quem deseja ir para o segundo turno.

Ainda segundo a pesquisa, apesar de Amazonino ter uma eleição confortável no primeiro turno, para o segundo turno o jogo segue aberto e os desafios serão enormes.