Amazonense é uma das três classificadas para curso em Escola do Poder Judiciário espanhol

0
135

A juíza Danielle Monteiro Fernandes Augusto, que responde pela Comarca de Autazes, está entre os três juízes brasileiros escolhidos para participar do Módulo I da 6ª Promoção do Curso de Formação Judicial Especializada, promovido pela Escola Judicial do Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha. Ela é a única magistrada do Amazonas, os outros dois magistrados são do Poder Judiciário de Alagoas e de Minas Gerais. Foram oferecidas 25 vagas para 20 países ibero-americanos, com apenas três classificados em todo o Brasil.

Em novembro, o magistrado espanhol Jorge Jiménez Martín, diretor da Escola Judicial do Conselho Geral do Poder Judiciário da Espanha, comunicaram à Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) sobre a aprovação da magistrada.

A juíza explica que ficou surpresa ao receber a notícia, principalmente por ter o mérito acadêmico e judicial dela reconhecido perante uma corte europeia.

A seleção final foi realizada pela Escola Espanhola, que classificou 40 magistrados, sendo 25 ibero-americanos, apenas três brasileiros. Como critério objetivo de classificação foi pontuado a importância do Tribunal ao qual o candidato é vinculado e o mérito judicial e acadêmico do magistrado.

A capacitação está programada para ocorrer de 4 de março a 28 de junho de 2019, em Barcelona (ES) e se baseia no método de estudo de caso. Além disso, o curso possibilita o intercâmbio de experiências educacionais e jurisdicionais de magistrados, profissionais pertencentes a outras áreas vinculadas à administração da Justiça, integrantes do mundo acadêmico ou pessoas que estejam relacionadas com a formação de juízes em seus respectivos países.