Amazonas tem alta na exportação e importação em Janeiro de 2021

0
9

O Amazonas registrou crescimento tanto nas exportações quanto nas importações no mês de Janeiro de 2021. É o que mostra o resultado da última Balança Comercial do Amazonas elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) que destaca os países da Venezuela, Bolívia, Argentina e Alemanha como principais destinos dos produtos amazonenses.

Nas exportações, o crescimento foi de 26,34% na comparação com janeiro de 2020 e de 6,51% em relação a dezembro de 2020. Os valores exportados alcançaram cifras de US$ 71,98 milhões em janeiro de 2021. A Venezuela foi o principal destino das exportações do Amazonas, registrando o equivalente a 15,39% do total exportado, totalizando US$ 11,08 milhões. O principal produto responsável pelo bom resultado das exportações para o país vizinho aparece no levantamento como “misturas e pastas para preparação de produtos de padaria, pastelaria”, com participação de 32,10% do total para esse país.

O secretário da Sedecti, Jório Veiga, avalia a alta na Balança Comercial do Amazonas como o resultado da adequação das necessidades e processos aos efeitos da pandemia, permitindo a retomada de várias atividades no comércio internacional.