Amazonas muda processo de matrícula para escolas de tempo integral

0
14

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso às escolas da rede pública estadual com educação em tempo integral, para o ano letivo de 2020, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto irá disponibilizar as reservas de vagas das 81 unidades no processo de matrículas online. O procedimento poderá ser realizado pelo site www.matriculas.am.gov.br ou em qualquer uma das 596 unidades de ensino, conforme o calendário que será divulgado pela secretaria em dezembro.

A decisão pelo fim do Processo Seletivo com edital, que definia pré-requisitos para seleção dos candidatos às vagas das escolas de tempo integral, é uma forma de democratizar o acesso, segundo o secretário de Estado de Educação e Desporto, Vicente Nogueira. 

“Nós vamos ter um único processo de matrícula. Essas 81 escolas, que antes tinham um processo específico, vão estar incluídas no mesmo processo de toda a rede. Esse estudo já vinha sendo feito pelo Departamento Pedagógico e setor de Matrículas, e nós vimos que é possível adotar sem prejuízos. Com ganhos para a rede”, explicou.

A mudança não influencia no processo de renovação de matrículas, que é um processo interno de cada unidade escolar. O processo unificado vai contemplar aqueles que buscam, pela primeira vez, vaga nos modelos de tempo integral.