Amazonas aprova teste de Síndrome Alcoólica Fetal nas maternidades

0
23

Na Sessão Ordinária de ontem (9) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) foram votados 17 Projetos de Lei (PL) e um Projeto de Resolução Legislativa, sendo todos aprovados. A reunião parlamentar foi realizada de maneira híbrida, com deputados presentes no Plenário Ruy Araújo e outros participando por meio de vídeoconferência.

Dentre as propostas aprovadas está o PL nº 281/2018, de autoria do deputado Carlinhos Bessa (PV), que determina a realização do exame de Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) nas maternidades públicas e privadas do Estado. Coincidentemente, a proposta foi aprovada na mesma data em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

Durante a votação, que foi conduzida pela deputada Alessandra Campêlo (MDB), 1ª vice-presidente da Casa, o deputado Carlinhos Bessa explicou que a SAF é uma doença totalmente ligada ao consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez e evitável com a suspensão do consumo de álcool durante a gestação.

O deputado, que preside a Comissão de Políticas sobre Drogas da Aleam, afirmou que entre os sintomas mais comuns do SAF encontram-se o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.