AM cumpre primeira etapa do acordo com empresas da saúde e agora parte para repactuação

0
122

Concluída a primeira fase do acordo firmado com as empresas médicas, de enfermagem e de técnicos de saúde, para pagamento dos passivos herdados de administrações passadas, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) inicia uma nova etapa, a partir do mês de março. Agora, conforme acertado com as empresas na pactuação, a negociação passará a ser individual, ou seja, cada uma apresentará o que ainda tem de passivo e o pagamento será parcelado, de forma que a quitação ocorra, no máximo, até outubro de 2018.

 

A forma como se dará o novo parcelamento e os pagamentos foram apresentados aos representantes das empresas, pelo secretário Executivo da Susam, Orestes Melo Filho, em reunião na terça-feira (27), no auditório da Fundação Hospital Adriano Jorge. Orestes levou servidores dos setores financeiro e jurídico da secretaria para explicar, passo a passo, as condições em que os pagamentos devem ser feitos.

 

Também foi apresentado um balanço dos pagamentos já realizados pela atual gestão – aproximadamente R$ 270,8 milhões. Os valores foram pagos em três parcelas, entre dezembro e janeiro, cujos prazos estão definidos no Termo de Acordo e Reconhecimento de Dívida, assinado em dezembro com as empresas. No documento, estão estabelecidas as condições de pagamento do passivo, gerado por inadimplência do governo anterior, o que culminou na situação de débito com as empresas.