Alunos do Sesi criam solução para reduzir consumo de água e são destaque no Jornal Nacional

0
82

Já pensou na possibilidade de não precisar usar a descarga depois de utilizar o vaso sanitário? Uma equipe de jovens cientistas do Distrito Federal criaram “uma poção mágica” que torna isso possível, como define Giovanna Cecília Alves, 11 anos, uma das dez componentes da equipe MegaZord. O projeto participou da edição do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League deste ano, que abordou o tema Hydro Dynamic – água.

O “Pipi”, em homenagem à letra do alfabeto grego usada na matemática, é um composto líquido que substitui a descarga no vaso sanitário. Ou seja, não é preciso gastar água. Os alunos de 11 e 12 anos junto, com o professor do Serviço Social da Indústria (SESI), do Gama, desenvolveram o produto.

Os jovens testaram a solução. A economia para uma família de quatro pessoas pode chegar em até 4.320 litros por mês. O Distrito Federal enfrenta uma das piores crises hídricas da história. Utilizar o “Pipi” pode ser uma fórmula eficaz para economizar água potável “que é um bem finito, e pode acabar um dia”, afirma Igor Souza, 12 anos.