Alunos da rede estadual são premiados em torneio de xadrez

0
43

Foco e concentração não faltaram na terça-feira (19/11), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, na zona leste de Manaus. A escola sediou o 2º Torneio de Xadrez, que, neste ano, levou o nome do mestre amazonense no esporte, Andrey Marcelo de Souza Neves. Trinta e três escolas da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5 participaram do torneio, realizado em alusão ao Dia Internacional de Xadrez.

Dos 66 alunos participantes nas categorias feminino, masculino e especial, 21 foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e de participação. O torneio começou às 8h30 e seguiu até às 10h30. Ex-alunos atletas da modalidade participaram do torneio voluntariamente como árbitros.

A aluna Cibelly Libório, do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 5), ficou com o primeiro lugar, enquanto Diva Lohany, do Ceti Elisa Bessa Freire, e Eduarda Rosa, da Escola Estadual Jairo da Silva Rocha, ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Elas ganharam, além das medalhas, um tabuleiro de xadrez. Rebeca Ribeiro, da Escola Estadual Dom Jacson Damasceno, é autista e foi premiada na categoria especial.

O assessor de Educação Física, Jorge Lélis, explica que, desde 2012, o Ceti Elisa Bessa Freire incluiu o xadrez como parte dos jogos da coordenadoria e, a cada ano, aumenta a participação nas modalidades mirim, infantil e juvenil, que vão de 11 a 17 anos.