Aluno Amazonense apresenta projeto de acessibilidade em Brasília

0
20

Foram muitas as dificuldades que o estudante João Victor Ventura Cavalcante encontrou ao longo dos seus 20 anos. Nenhuma delas, talvez, tenha marcado tanto o jovem quanto as suas visitas a hospitais quando criança. Surdo, filho de mãe ouvinte, ele sofria para se comunicar com os médicos, o que muitas vezes dificultava um diagnóstico 100% acurado. Agora, o aluno da Escola Estadual Desembargador André Vidal de Araújo, uma das unidades inclusivas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), prepara-se para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), em Brasília.

Na capital do país, João Victor terá a oportunidade de evitar que outros jovens e seus pais encontrem os mesmos obstáculos que ele enfrentou quando menino. Único representante do Amazonas no programa, o estudante defenderá, diante de outros jovens parlamentares, um projeto de lei que propõe não somente a implementação de intérpretes e tradutores em hospitais e prontos-socorros, como também torna obrigatório que médicos, enfermeiros e demais profissionais desses estabelecimentos façam curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

João Victor embarcará para Brasília no domingo (22/09), acompanhado do seu professor e tradutor, Claudio Saraiva. O PJB acontece entre os dias 23 e 27 de setembro.