Ações no dia de combate à Hipertensão e Diabetes são intensificadas pela Prefeitura

0
44

As ações de rotina no atendimento aos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus foram intensificadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As atividades foram desenvolvidas em busca da promoção à saúde no dia nacional alusivo ao combate à hipertensão arterial ou pressão alta, doença crônica que eleva os níveis de pressão do sangue nas artérias do corpo humano e ao diabetes mellitus, também crônica, conhecida popularmente como açúcar alto no sangue.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em 2017, dão conta de que no Brasil, mais de 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão arterial. Em Manaus, os hipertensos e diabéticos são aproximadamente, 300 mil, considerando para hipertensão a prevalência estimada de 21,4%, e para diabetes, de 6,9% da população maiores de 18 anos.

As ações intensificadas destinadas aos usuários portadores dessas doenças se constituíram na busca ativa dos faltosos e a realização de rodas de conversas desenvolvidas durante todo o dia pelas equipes do programa Hiperdia nas unidades básicas dos cinco Distritos de Saúde (Disas) pertencentes à rede municipal de saúde da Prefeitura de Manaus. As equipes formadas por profissionais de saúde são capacitadas para atuar no cuidado dos usuários hipertensos e diabéticos, realizando acompanhamento clínico, com orientações medicamentosas e nutricionais, sempre enfatizando hábitos saudáveis para mudança no estilo de vida.

Eles são acompanhados semestralmente por médico e enfermeiro e se houver necessidade, encaminhados para os serviços especializados. O núcleo de Hipertensão e Diabetes da Semsa informa que todas as unidades de saúde realizam a distribuição gratuita dos medicamentos do programa Hiperdia e a receita médica possui validade de 6 meses.