Industria implanta programas para melhorar o ambiente de negócios no Brasil

0
128

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) trabalha visando a promover políticas públicas que estimulem o setor produtivo e alavanquem o desenvolvimento econômico do Brasil. Em 2018, uma série de iniciativas foram implementadas e programas foram lançados ou consolidados para melhorar o ambiente de negócios no País e construir um cenário mais favorável ao crescimento sustentável.

Com esse objetivo, foi consolidada a principal iniciativa de desburocratização do comércio exterior brasileiro: o Portal Único de Comércio Exterior, com objetivo de reduzir prazos e custos das exportações e importações e aumentar a competitividade do Brasil no mercado internacional. O Novo Processo de Exportações do Portal Único já contempla 100% das vendas externas brasileiras. E a primeira etapa do Novo Processo de Importações também foi entregue.

Os ganhos decorrentes do Portal Único foram reconhecidos pelo Banco Mundial e contribuíram para o avanço do Brasil em 33 posições no indicador de comércio exterior da última edição do relatório Doing Business 2019.

Esse ambiente mais favorável estimulou o comércio exterior brasileiro neste ano. A corrente de comércio até novembro foi de US$ 388,3 bilhões e representou o maior valor para o período dos últimos 4 anos, com crescimento de 14,3% em relação a 2017.