9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo alerta OMS

0
148

A poluição do ar está prejudicando o desenvolvimento cerebral de crianças no mundo inteiro, afetando sua saúde de mais maneiras do que o antecipado anteriormente, informou na segunda-feira (29) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em um pedido por políticas concretas de governos para enfrentar o problema, a agência de saúde das Nações Unidas relatou que nove em cada dez crianças respiram ar que é tão poluído que “coloca sua saúde e seu desenvolvimento em sério risco”.

As conclusões da OMS – divulgadas na véspera da primeira Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde, em Genebra – incluem a estimativa de que 600 mil crianças tenham morrido de infecções respiratórias agudas causadas pela poluição do ar em 2016.

Entre outras conclusões do documento, estão dados indicando que mulheres grávidas têm maior probabilidade de parto prematuro quando expostas ao ar poluído. Seus bebês tendem a estar abaixo do peso, de acordo com a OMS, que também destaca que a poluição do ar pode provocar asma e câncer infantil, prejudicando também seu desenvolvimento neurológico.

Uma razão para crianças serem especialmente vulneráveis à poluição do ar é o fato de respiraram mais rapidamente que adultos, absorvendo mais toxinas, segundo a OMS.