9 curiosidades sobre cobras para quem admira esses animais

0
46

1 – A maior cobra do mundo

Em termos de tamanho, a maior cobra do mundo é a píton-real, que pode atingir assustadores 9 metros. Sem dúvida é um animal que parece ter saído de algum filme de monstros. Por outro lado, a sucuri, ou anaconda, é a mais pesada do mundo, podendo pesar 250 kg. Ou seja, as duas têm seus lugares garantidos entre as maiores.

2 – A cobra mais venenosa do mundo

A cobra mais venenosa do mundo, oficialmente, é a taipan do interior. Ela é encontrada na Austrália e tem um veneno extremamente perigoso. Uma mordida dela, por exemplo, tem poder de matar até 100 seres humanos. Uma curiosidade sobre isso, é que a mais venenosa do Brasil é uma parente dela.

3 – Cobra mais venenosa do Brasil

A tal parente da taipan do interior é a coral-verdadeira. No Brasil ela lidera o ranking das mais venenosas no país. Uma mordida tóxica e perigosa que, em suma, mata um adulto em pouco tempo. Certamente é um réptil lindo e hipnotizante, porém, mortal.

4 – Diferença entre cobra e serpente

 Em resumo, todas as cobras são serpentes. Mas nem todas as serpentes são cobras. Todos os répteis sem pernas e braços, rastejantes, com corpos alongados e escamas, são serpentes. Ou seja, sendo venenoso ou não e independentemente do tamanho, esses bichos são serpentes.

Por outro lado, as cobras são apenas as serpentes da família Colubridae, portanto, os colubrídeos. Grande parte das serpentes pertencem a esse grupo. Sendo assim, a generalização foi adotada.

5 – O que é uma víbora?

As víboras são serpentes da família Viperidae, ou viperídeos. Sendo assim, não são cobras. Esses animais são venenosos, muito ágeis e se caracterizam, ente outras coisas, pelas cabeças triangulares. Estão entre as serpentes mais perigosas, pois atacam de forma veloz e precisa. Sem contar, é claro, que algumas têm venenos poderosíssimos.

6 – A cobra mais rápida do mundo

A famosa mamba negra pode chegar a até 20 quilômetros por hora. Isso a torna, certamente, uma adversária da qual é difícil escapar. Isso, se fôssemos presas, e não somos. Um ser humano comum, pode alcançar 45 km/h, por exemplo. Um rato, por outro lado, não teria tanta sorte frente ao perigo.

7 – Maior cobra venenosa do mundo

A cobra-real é uma serpente asiática enorme e muito venenosa. Em síntese, pode alcançar até 4 metros. O veneno, por sua vez, pode matar até um elefante em poucas horas. Além de grande e peçonhenta, é muito bonita. Índia e China são os países onde são mais comuns.

8 – A maior cobra já registrada no mundo

 A extinta titanoboa é a maior cobra da qual já se teve registro. Sabemos que não é uma cobra, e sim uma serpente, mas vamos seguir com o plano. Esse monstro pré-histórico chegava perto dos 20 metros e pesava mais de uma tonelada. Viveu há 60 milhões de anos na região onde hoje é a América do Sul.

9 – O único continente sem cobras no mundo

Enfim, já que estamos falando de um animal que precisa de calor para viver, já se pode supor. A Antártida é o único continente sem serpentes registradas. Lá não é o lugar ideal para elas, de qualquer jeito. Esses animais não se dão muito bem com o frio extremo.