82% das grandes empresas pretendem investir em 2021, diz CNI

0
5

A pesquisa Investimentos na Indústria 2020-2021, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 82% das grandes empresas pretendem investir neste ano. A expectativa para a maior parte dos investimentos é melhorar o processo produtivo e aumentar a capacidade de produção.

O documento mostra, também, que o ano passado começou e terminou fora da curva. Em 2020, 84% das empresas pretendiam investir, em um percentual acima dos anos anteriores. No entanto, apenas 69% conseguiram de fato investir devido à pandemia, em um dos menores registros na história da pesquisa.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia, Carlos Eduardo Abijaodi, a redução dos investimentos no ano passado ocorreu em grande parte pelo elevado custo dos insumos e pela reavaliação do mercado doméstico como destino de seus produtos.

Os investimentos previstos devem ocorrer, principalmente, na melhora do processo produtivo, de acordo com 35% das indústrias, e no aumento da capacidade de produção, com 33% das respostas. Em outros 15%, o principal objetivo é manter a capacidade produtiva e, em 11% deles, introduzir novos produtos.