quinta, 25 de abril de 2024
Pesquisa
24/05/2021

Estudo brasileiro é destaque em coleção especial de artigos do "Journal of Experimental Medicine"

 Em celebração ao seu 125º aniversário, o Journal of Experimental Medicine lançou uma coleção especial de artigos recentemente publicados com alguns dos avanços mais relevantes da área de imunologia.

Como destaque de capa, foi selecionado um estudo brasileiro desenvolvido no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

No artigo, intitulado SARS-CoV-2–triggered neutrophil extracellular traps mediate COVID-19 pathology, o grupo liderado pelo professor Fernando de Queiroz Cunha mostrou que um mecanismo imunológico conhecido como armadilha extracelular neutrofílica (NET, na sigla em inglês) está envolvido na resposta inflamatória exacerbada que acomete pacientes com a forma grave da covid-19. A descoberta abre caminho para novas abordagens terapêuticas, entre elas o reposicionamento de um fármaco hoje usado contra fibrose cística (leia mais em: agencia.fapesp.br/33435/).

O artigo também foi incluído em outra coleção especial lançada pelo periódico, intitulada “COVID-19: from basic science to therapeutics”, que reúne as últimas descobertas sobre a fisiopatologia da covid-19, alvos terapêuticos e anticorpos neutralizantes.

Nome:

Email:

Mensagem:

Quer Receber notícias em tempo real e tudo que acontece no mix de notícias, deixe seu contato

Copyright © 2021 - 2024. Onjornal - Todos os direitos reservados.